top of page
Buscar
Foto do escritorQuatre Madames

O feminismo no entretenimento - filmes e séries que abordam o tema

São muitos os jovens que adoram assistir filmes e séries, o que foi facilitado pelo facto de vivermos na era do streaming. Resolvemos então partilhar algumas das séries e filmes mais conhecidos que abordam o papel das mulheres e o feminismo.


Anne with an E

Uma órfã destemida e determinada encontra um lar improvável junto de uma solteirona e do seu gentil irmão, ambos solteiros. Esta série canadiana baseado em Ana dos Cabelos Ruivos de Lucy Maud Montgomery, de 1908 aborda temas como o bullying, a importância da família, a comunidade LGBT, o racismo e, claro, a união entre as mulheres, para além de ter como personagem principal uma menina, Anne, interpretada por Amybeth McNulty.



As Sufragistas

Aqui está a sinopse: "O início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram os seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram manifestar-se publicamente.". Um filme envolvente, que acompanha a vida das mulheres e a sua resistência e luta por uma sociedade mais igualitária e justa.



As Serviçais

Jackson, pequena cidade no estado do Mississipi, anos 60. Skeeter (Emma Stone) é uma rapariga da sociedade que retorna determinada a tornar-se escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram as suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark (Viola Davis), a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista, o que desagrada a sociedade como um todo. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam a trabalhar juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões. Um filme que, para além de outros assuntos, aborda o papel da mulher negra numa sociedade patriarcal e racista.



O Conto da Aia

Depois que um atentado terrorista tira a vida do Presidente dos Estados Unidos e de grande parte dos outros políticos eleitos, uma organização católica toma o poder com o intuito declarado de restaurar a paz. O grupo transforma o país na República de Gilead, instaurando um regime totalitário baseado nas leis do antigo testamento, retirando os direitos das minorias e das mulheres em especial. Em meio a isso tudo, Offred é uma "handmaid", ou seja, uma mulher cujo único fim é procriar para manter os níveis demográficos da população. Na sua terceira atribuição, ela é entregue ao Comandante, um oficial de alto escalão do regime, e a relação sai dos rumos planeados pelo sistema. Uma série que fala sobre os problemas de um mundo distópico, mas que acabam por também vir ao encontro dos do mundo em que vivemos.





WEBGRAFIA

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page